Empresas de sucesso são o resultado de pessoas de sucesso e, para que os colaboradores deem o melhor de si, é necessário que haja liderança efetiva e um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento dos profissionais. E é ai que entra o Coaching Executivo.
O Coaching Executivo visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papéis vividos na empresa, na família e na sociedade.
Os objetivos do Coaching Executivo compreendem ainda o desenvolvimento de lideranças, competências de gestão, melhora nas relações interpessoais, motivação, foco e desenvolvimento de equipes, preparação para promoção, além, é claro, da aceleração dos resultados e do alinhamento sistêmico dos colaboradores à cultura organizacional.
Esse tipo de Coaching, voltado ao desenvolvimento de executivos com habilidades diferenciadas e de alta performance, têm sido cada vez mais contratado pelas empresas que precisam destes profissionais de alto nível para alcançar resultados extraordinários. E nesse sentido, com certeza o Coaching Executivo é o mais eficaz !
Os benefícios do Coaching Executivo já são conhecidos na Europa e nos Estados Unidos, onde as empresas usam com frequência esta modalidade de Coaching para potencializar a performance de seus profissionais. Pesquisa feita pela PUC – Campinas com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, apontou que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% melhoraram a flexibilidade, 90% melhoraram a produtividade, 80% se mostraram mais abertos a mudanças organizacionais e 70% conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.
Em agosto de 2014 foi publicada uma edição especial da revista Época (nº9) indicando as 130 melhores empresas para trabalhar no Brasil. O trabalho foi o resultado da consolidação de uma pesquisa realizada pela GPTW (Great Places To Work) que indicou as primeiras colocadas de acordo com critérios de pontuação próprios.
Em 61 das 70 grandes mais bem colocadas no ranking da GPTW – ou seja, 87% delas – o Coaching é utilizado como ferramenta de desenvolvimento de competências. Entre as 20 melhores, a proporção é ainda mais expressiva: 19 delas ou 95%.
Os resultados para as empresas vão ainda muito além, uma vez que o processo instaura nos colaboradores o fortalecimento de suas crenças motivadoras, elimina as crenças limitantes, aumenta a autoestima, fortalece as relações e o respeito entre os liderados e seus superiores e os motiva ao trabalho de forma contínua, em um processo que visa ao equilíbrio entre o desenvolvimento das pessoas e as ambições da empresa.
Além dos já citados, esses são alguns outros benefícios do Coaching Executivo:
--> Aumento dos resultados e produtividade da empresa;
--> Desenvolvimento ou melhoria de competências e habilidades como:
--> Desenvolvimento ou estímulo de qualidades ligadas ao sucesso:
Conheça um pouco mais sobre Coaching Executivo assistindo o vídeo presente no link a seguir: http://youtu.be/a5lD-cWa8h8
Em março de 2015 foi realizada pesquisa, pela Núcleo Expansão, com 67 coaches executivos de todo o Brasil e foram identificadas as competências que são mais comumente trabalhadas pelos executivos. Saiba mais em: http://www.nucleoexpansao.com.br/pesquisa0315
“No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado.”
Jack Welch, o CEO mais Admirado do Mundo!
“Se não começar, é certo que não poderá chegar.”
Zig Ziglar